terça-feira, 13 de novembro de 2007

Tenha bons sonhos!

Você sabia que cerca de 40% da população brasileira sofre de algum distúrbio do sono e a maioria não sabe? Sabia ainda que 70% dos adultos não dormem o suficiente?
Acredite! Dormir é tão importante quanto se alimentar e beber água. Uma hora a menos de sono pode reduzir em até 25% a sua capacidade de alerta no dia seguinte.

Nos últimos anos, foi crescente o número de pesquisas a respeito do sono. Cientistas buscam por uma solução definitiva dos ditúrbios do sono. Ao contrário, do que muitos pensam uma noite bem dormida não é apenas sinônimo de repousar o corpo das tarefas do dia-a-dia, também serve para manter o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo humano, além de recuperar energias tanto físicas quanto psíquicas.
De acordo com a Dra. Regeane Trabulsi Cronfli, especialista em endocrinologia e metabologia, quem dorme menos que o necessário tem um menor vigor físico, envelhece precocemente e está mais propenso à obesidade, à hipertensão e ao diabetes. "...Durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo", afirma Regeane.
Enquanto dormimos, o organismo humano executa outras tarefas fisiológicas. Durante o sono, a temperatura do corpo diminui, a musculatura relaxa e a frequência cardíaca retarda, enquanto isso a produção de hormônios (como a insulina, leptina e GH) e o aparelho digestivo funcionam normalmente. Os mecanismos de defesa contra micróbios também ficam mais ativos.

Curiosidade: É verdade que crescemos mais enquanto dormimos?
Saiba o que acontece: Durante o tempo em que estamos dormindo, a produção do hormônio GH, responsável pelo crescimento, fica mais intensa. O GH, ainda evita manter o acumulo de gorduras e ajuda a manter o tônus muscular.Logo, se alguém dorme pouco, vai passar a produzir o hormônio GH em menor quantidade, o que provocará uma menor estatura física.
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, pela Universidade de Stanford, submeteu pessoas que não dormiam há 19 horas a teste de atenção junto com pessoas que tinham tomado o equeivalente a três doses de uísque. Resultado: os sonolentos cometeram mais erros que os alcoolizados.
Conclusão: Dormir pouco ou dormir mal compromete a criatividade, a memória e o raciocínio, o equilíbrio, a atenção, eleva dificuldades de acumular conhecimento e ainda altera o humor do indivíduo, leva a obesidade e aumenta os riscos de doenças cardiovasculares e gastro-intestinais.
Importante: Dormir bem não implica dizer dormir muito. Tem gente que dorme pouco e muito melhor que alguém que dorme muito. A questão se devemos dormir seis, sete, oito ou nove horas por noite/dia é relativa, varia de organismo para organismo.

DICAS DE COMO DORMIR BEM
  • Evite tomar café ou refrigerantes (principalmente os sabor "cola") durante a noite, pois eles contém cafeína e são estimulantes;
  • A noite, prefira alimentos leves;
  • Evite se preocupar com os problemas que vai enfrentar no dia seguinte;
  • Durma em um ambiente tranquilo e de pouca luminosidade;
  • Não durma com TV ligada;
  • Não coloque telefones celulares e nem relógios perto da cabeceira da cama;
  • Opte por banhos quentes antes de dormir;
  • Verique o tipo e a qualidade do seu colchão;
  • Uma massagem ajuda a relaxar o corpo.

Você possui distúrbios do sono? Clique aqui e faça o teste.

Por Denilson D'Almeida

Foto: Wanessa Câmara