quinta-feira, 22 de novembro de 2007

ANEMIA PREVINA-SE

A nossa saúde é muito importante, em todo o momento, por isso prevenir doenças como a ANEMIA é importante.
A pessoa anêmica tem o sangue fraco. A causa da doença é a má alimentação, perda enorme de sangue depois de acidentes, vermes e calafrios.
A anemia tem varias manifestações, como:
*O doente fica pálido, as unhas e a palma das mãos pálidas e o corpo inteiro esta sempre cansado e com vertinges.
*A criança com anemia cresce mal e apanha com facilidade outras doenças.
*Se uma mulher grávida estiver com anemia poderá morrer durante o parto, a anemia grave leva a morte.
Tratamento :
Remédio de Farmácia: Ferro
1 a 5 anos 1 comprimido por dia durante as refeições.
6 a 12 anos 2 comprimidos por dia durante as refeições.
Adultos: 3 comprimidos por dia durante as refeições.
O tratamento deve durar pelo menos dois meses, se não tiver ferro em comprimidos use Remédios do mato.
O espinafre ou legumes verdes escuros (agrião, couve, feijão preto etc..)
Tome o chá com folhas de pariri.
Beba também suco de jenipapo ou beterraba.

Por Catiane V. Silva

SAIBA COMO A SUA VOZ É IMPORTANTE PARA VOCÊ

A voz é parte da identidade pessoal. Qualquer alteração nos órgãos envolvidos em sua produção, como as pregas vocais, garganta, boca e nariz, entre outros, altera também a comunicação dos indivíduos. Ela é fundamental nos dias de hoje, pois ela é uma das principais formas de se comunicar. Dessa maneira, as pessoas devem observar a importância que a voz tem em nossas vidas e começar a ter mais cuidados com ela.
Visto pelo lado profissional, ela é o instrumento de trabalho de grande parte da população mundial, as pessoas precisam dela no ambiente de trabalho, de forma direta ou indireta, ela sendo este instrumento, o cuidado deve ser redobrado. Atores, cantores, professores, advogados, vendedores, operadores de telemarketing, telejornalistas são alguns dos profissionais que fazem parte desta ampla categoria de indivíduos. O problema que engloba esses profissionais é o despreparo dos usuários para as demandas necessárias. Geralmente eles iniciam sua carreira sem nenhum preparo ou orientação vocal. Um bom exemplo é o que acontece com os professores cujo despreparo vocal muitas vezes traz alterações cumulativas limitando seu desempenho profissional ao longo de sua carreira letiva. Além disso, as pessoas que usam a voz profissionalmente podem apresentar maior tendência a desenvolver alteração vocal, muitas vezes causada pelo uso excessivo ou ineficiente da voz durante a produção da fala.
Para a solução desses e de outros casos foi criada a Semana da Voz. O dia da voz é comemorado no dia 16 de abril. Este ano foi realizado uma Campanha no Brasil com o tema “SEJA AMIGO DA SUA VOZ”, que visou à prevenção de doenças que prejudicam a saúde vocal. Foi realizada palestra explicando os cuidados gerais com a voz, ensinando dicas que possam ser inseridas no dia-a-dia das pessoas. A Campanha foi realizada pela primeira vez em Belém, representada pelo Sindicato de Fonoaudiólogos do Estado. Em Belém, foram realizadas palestras em praças públicas, teatros, cursos e universidades, ou seja, locais onde o público geral pudesse ter aceso à Campanha. Associação do Estado, recebeu o prêmio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. E no Congresso Brasileiro de 2007 ficou em 2º lugar, sendo que estavam concorrendo mais de 40 locais. Isso deu uma outra visão para o Pará, mostrando que a Fonoaudiologia no Estado é eficiente.
As pessoas que trabalham diretamente com a Internet, apesar de não falarem tanto, também podem ficar prejudicadas. A Mestra em Fonoaudiologia e Especialista em Voz e Motricidade Oral, Juliana Bueno Azevedo, direcionou certos cuidados aos internautas que passam muito tempo na Internet. “Não falar, não é prejudicial a saúde vocal, até porque não está tendo vibração da pregas vocais. O cuidado que as pessoas devem ter, é na posição que ela vai estar. Se ela fica muito tempo na frente do computador, não pode ficar com o pescoço baixo, pois acaba gerando uma grande tensão, ficando sem flexibilidade, conseqüentemente prejudicando a laringe - órgão diretamente ligado à voz - ela está agrupada ao pescoço,ficando também tensa,impedindo uma boa qualidade da voz” disse a fonoaudióloga.
Por Thamires Nascimento
_________________________________________
Merchandising:
*Fonocentro -Centro de Estudos Fonoaudiólogos.
Endereço: Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 616. (Batista Campos, Belém-PA)
Tel: 3242-9797/9629-6595

A Hanseníase no Brasil.

Na área da saúde pública doenças que poderiam ser evitadas ou controladas como malária, tuberculose, hanseníase e, mais recentemente, a dengue, castigam a população.
Nesse sentido, o Brasil é realmente um país de contrastes, apesar de estarmos vivendo em uma sociedade onde a informação ocupa lugar muito importante para graves problemas na área de saúde pública.
Como todos têm o direito à informação que lhes permite prevenir doenças e alcançar melhor qualidade de vida.
No caso da hanseníase, a área da saúde escolhida pelo Projeto Socialização da Informação Como Ponto Focal, o Brasil ocupa o desonroso segundo lugar entre os países que mais apresentam incidência da doença. Perdemos apenas para a Índia, que após a inclusão de um programa de saúde orientado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), conseguiu baixar o número de casos.
A proporção no Brasil, segundo dados da OMS, é de oito doentes para cada grupo de dez mil habitantes, quando a meta é de um doente por dez mil habitantes. Desde a antigüidade os doentes de hanseníase são vitimados tanto pela doença quanto pelo preconceito. Os primeiros registros sobre a doença são provenientes da Índia e datam de 600 anos a.C.

A hanseníase se apresenta, basicamente, de duas formas. O tratamento depende do tipo.

* Se for do tipo paucibacilar (com poucos bacilos), o tratamento é mais rápido. É dada uma dose mensal de remédios durante seis meses. Além da ingestão de um comprimido diário;
* Se for do tipo multibacilar (com muitos bacilos), o tempo para tratamento é mais longo. São 12 doses do medicamento, uma por mês. Além de dois outros remédios diários durante os dois anos.


Por Wanessa Câmara