quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Trabalho é saúde? Nem sempre!

A máxima popular "trabalho é saúde" não é tão verdadeira. O trabalho em excesso e um péssimo ambiente de trabalhos geram grandes problemas mentais. O estresse não é o único mal que assola a vida do trabalhador.
Falta de organização, elevada carga horária, conflitos, competição, individualismo, sobrecarga de serviços e tarefas repetitivas, intensas ou monótonas; são alguns exemplos de situações [consideradas] de risco no trabalho. Tais situações afetam a saúde mental dos trabalhadores. A situação se agrava ainda mais porque a maioria das pessoas que estão com a saúde mental afetada não sabem do problema ou não procuram o tratamento adequado.
Mas é importante ficar sabendo que se uma pessoa está com a saúde mental comprometida, isto não quer dizer que ela esteja louca ou incapacitada de realizar suas atividades laborais. O sofrimento mental acontece quando a pessoa perde o equilíbrio no modo de pensar, agir e expressar suas emoções.
Dores de cabeça ou no corpo, mal-estar em geral, tonturas e enjôo, perda de apetite, coração acelerado e "suadeira", são os sintomas físicos. Outros sintomas mais comum são:
  • Mudanças de humor: Choro sem motivo, nervosismo, tristeza, irritação e agressividade.
  • Mudanças de Comportamento: Cansaço físico e mental, isolamento, descuido com a higiene e aparência, alcoolismo, pouco sono, excesso de falta de trabalho.
O tratamento é simples. O indivíduo com transtornos mentais relacionados ao trabalho necessita de atendimento psicológico - tratamento médico especializado, assistência social e jurídica e terapia ocupacional. O apoio da família e dos colegas de trabalho é imprescindível.
Como os trabalhadores podem evitar o sofrimento mental?
Aí vão algumas dicas!
  1. Arrume um tempo para o convívio familiar;
  2. Conviver em ambientes saudáveis de trabalho;
  3. Cultivar o respeito, a tolerância e a aceitação para com as pessoas;
  4. Evitar o estresse e momentos de estresse;
  5. Evitar relacionar problemas pessoais e familiares com os problemas profissionais;
  6. Investir na formação pessoal e profissional;
  7. Participar da luta pela melhoria das condições de trabalho e valorização profissional;
  8. Trabalhar de forma integrada com os demais profissionais;
  9. Vivenciar momentos de lazer e prazer;
  10. Pratique exercícios físicos - Caminhadas, hidroginástica ou natação, são uma boa pedida.

Depois destas dica, o Estação Saúde garante a você um bom desempenho na vida e no trabalho.

Por Denilson D'Almeida & Wânessa Câmara

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Você sabe o que é VINHOTERAPIA?


O vinho contém bioflavonóides – uma substância responsável pelo rejuvenescimento da pele. Mas este não é único motivo do vinho tinto ser usado em tratamentos estéticos.

A vinhoterapia já existe a cerca de três anos, mas ainda é pouco conhecida. Segundo a esteticista Andreza Dutra [ver a próxima foto] isto ainda é novidade e o tratamento consiste em adicionar o vinho tinto seco a máscaras de beleza (nutritiva, hidratante, anti-rugas) ou argila, possui um importante efeito metabólico e não provoca alergias.
Além disso, a vinhoterapia funciona também na desintoxicação da pele, retém líquidos do corpo, é um clareador de manchas da pele e ainda tem uma ação rejuvenescedora. Andreza afirma que a vinhoterapia é excelente no tratamento de hidratação da pele, para as celulites e ainda previne estrias, mas que não trata as já existentes e nem é tratamento para acnes.
Mas, lembra Andreza, a única restrição é que o tratamento não pode ser feito em peles feridas e que deve ser feito sempre por um especialista.
Antes de ser utilizados neste tratamento o vinho tinto seco é submetido a “termoterapia” – onde é aquecido para que seja retirado todo o álcool da bebida.
E acredite ou não, mas a vinhoterapia também pode ser considerada como um forte afrodisíaco. Uma vez que o cheiro do vinho provoca os sentidos, dando um clima de sedução e estimulação. “O cheiro estimula a cerotonina – hormônio do prazer”, afirma a esteticista que ainda recomenda aos casais de namorados o banho de vinho para um momento romântico.


Máscaras de vinho

Como já foi dito antes o vinho, na vinhoterapia, deve ser aquecido para a retirada do teor alcoolico da bebida. Depois disto, prepara-se a máscara em pó e adiciona o vinho ao invés da água.

Nesta foto, foi utilizada a máscara de argila.


Produção: Wanessa Câmara
Reportagem: Denilson D'Almeida
Fotografia: Shirley Gonçalves
Edição: Thamires Nascimento
Agradecimentos / Merchandising:
*Centro de Estética - Roca Saúde e Beleza
Rua Ferreira Cantão Nº 421.
Tel: 32129816 / 3222-6764

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Os benefícios do vinho para a saúde humana

Quem não aprecia um bom vinho? Na hora de um jantar romântico, antes ou depois das refeições, ele é sempre uma boa pedida e para quem não sabe o vinho tinto é um grande aliado para o funcionamento do metabolismo humano.
O Segredo de tais benefícios está em sua matéria-prima, a uva. Na casca deste fruto são encontrados os polifenóis, este são responsáveis por alguns benefícios que o vinho traz a saúde humana. Além disso, ele contém bioflavonóides, uma substância de ação antiflamatória que retira a inflamação das paredes arteriais.
Conheça alguns benefícios do vinho tinto:
  • Estresse e depressão: Trabalhando corpo e mente, o vinho é bom para quem tem problemas de nervo - um cálice de vinho após uma refeição proporciona sensação de bem estar e relaxamento;
  • Colesterol: O vinho diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL), evitando diversas doenças cardiovasculares;
  • Diabetes: O vinho melhora o controle glicêmico;
  • Coração: Evita o infarto do miocárdio;
  • Metabolismo Humano: O vinho ajuda o funcionamento dos aparelhos digestório, urinário e respiratório, e também faz bem ao esqueleto.
Curiosidade: Os estudos a cerca do vinho, tiveram início na França.De acordo com a Nutróloga Concita Pedrinha, o índice de problemas cardíacos, entre os franceses, é muito próximo de zero. Isto se deve ao fato da bebida fazer parte da dieta dos franceses. "A cada 10 franceses, 9 bebem vinho e a única que diz não beber está mentindo", diz a nutróloga.

Cuidados: Nem tudo o que reluz é ouro, o vinho bebido sem moderação pode gerar sérios problemas ao fígado e trazer problemas de alcoolismo. A dose recomendada é de 120 ml (1 cálice) para as mulheres e de 240 ml (2 cálices) para os homens, por dia.

Importante! Atletas e frequentadores de academia, fiquem atentos. O vinho atrasa o processo de desenvolvimento da massa muscular.


Produção: Wanessa Câmara

Reportagem: Denilson D'Almeida

Edição: Thamires Nascimento.

domingo, 2 de dezembro de 2007

ANDAR É FACIL, GOSTOSO, BARATO E FAZ BEM!


Muitas pessoas podem duvidar, mas vários estudos realizados em centros de pesquisa do mundo todo comprovam que caminhar faz muito bem à saúde e eficaz em emagrecer e tonificar o corpo. Mas não é só isso que a caminhada beneficia o corpo humano, essa atividade trabalha a função cardiovascular, melhora o condicionamento físico, reduz os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas e entre outras.
Esta vendo, como uma simples caminhada pode deixar sua saúde muito melhor, porém, por mais que seja uma atividade simples precisa de algumas orientações, pois, você pode esta caminhando, mas pode não ser corretamente por isso até para caminhar precisamos de algumas técnicas fundamentais:
  • Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois à planta do pé, por fim, os dedos.
  • Impulsione o corpo à frente, usando glúteos e os músculos da parte posterior das pernas.
  • Mantenhas as costas e o abdome firmes e contraídos.

Se você nunca experimentou, por que não começar agora? Use um tênis apropriado para caminhada e de acordo com a sua necessidade você aumenta ou diminui o ritmo, faça alongamento antes e depois das caminhadas e uma coisa muito importante hidrate seu corpo bebendo bastante água, antes durante e depois dos exercícios. Essa atividade pode ser feita por qualquer pessoa de qualquer idade ou sexo mais e sempre bom ter uma orientação profissional.


“Aproveite o tempo que você tem e caminhe para a saúde mental e física que essa atividade proporciona”.

Por Thayana Miranda

Estação Saúde