sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Fique por dentro da Yoga

Originária na Índia esta filosofia de vida - chamada Yoga - entrou no Brasil a partir do ano de 1950. Aqui, alguns mestres adaptaram algumas posturas desta pratica à cultura brasileira.
A Yoga já existe a cerca de 5000 anos e no início era praticada por Gurus e também por Sadus (pessoas que abrem mão de tudo para seguir uma vida espiritual). A prática do Yoga ajuda a manter o corpo calmo, através de técnicas de meditação e respiração.
Além disso, ajuda na prevenção doenças, e também contribui para o tratamento de algumas doenças, mantêm o nível de colesterol saudável, diminui o estresse e a depressão, melhora a respiração e ainda ajuda a pessoa a se relacionar com os outros.
Em resumo, mantêm o corpo saudável.
Por falar em respiração que está uma análise importante, pois não existe nenhuma contra-indicação para se praticar Yoga, mas pessoas com problemas cardíacos ou que sofrem de asma, tem um certo limite de respiração, o que acaba dificultando determinados exercícios. "Cada doença tem certas respirações que corresponde o que pessoa pode praticar, cada pessoa tem uma fisionomia diferente. Tem pessoas com problemas cardíacos que não podem fazer certo tipo de respiração", afirma o Mestre de Yoga Shaji Thomas.
Foi para esclarecer algumas duvidas sobre o Yoga que a repórter Thayana Miranda entrevistou o Mestre indiano Shaji Tomas.
TM - Que benefícios o Yoga traz a saúde do corpo e da mente humana?
ST -
Primeiramente, você fica mais calmo. Manter o seu corpo saudável. A primeira prática com o Yoga é seu relacionamento com a natureza, com as leis da Natureza, respeitar a vida. Segundo com as questões pessoais depois melhora a qualidade da respiração – a respiração no mundo oriental é a vida.
Você vai, através do Yoga, respira melhor para que você fique mais calmo. Depois vem a meditação, a meditação é o contato com Deus, ali você consegue escutar a voz do criador.
TM - A yoga pode ser feito todos os dias?
ST - A yoga é uma filosofia de vida, então todos os dias, a todo o momento, você acaba praticando yoga. Inclusive na alimentação, quando se come frutas, legumes e verduras.

TM - Existem ambientes específicos para se praticar yoga?
ST - O ideal é um local tranqüilo e bastante ventilado.

TM - Existe algum efeito colateral?
ST - A má prática de yoga é que tem efeito colateral, por isso só deve ser feita com alguém que conhece a técnica, isso é muito importante.

TM - A medicina tem aceitado o Yoga ou ainda existe preconceito contra esta filosofia?
ST - Hoje tem muitos hospitais grandes de tratamento do coração e do câncer que já tem espaço para se praticar yoga, isso ajuda no tratamento de pacientes.

TM - O yoga é mais saudável que a academia?
ST -
O yoga é muito mais saudável que a academia. A academia trabalha só corpo da pessoa, já o yoga trabalha corpo e mente.

Produção: Denilson D'Almeida
Reportagem/Entrevista: Thayana Miranda
Edição: Denilson D'Almeida
Imagem: tao.centro.googlepages.com
Merchandising:
*Centro de Estética - Roca Saúde & Beleza
Rua Ferreira Cantão, 421 (Belém-PA)
Tel: 3212-9816 / 3222-6764