quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Os benefícios do chocolate na saúde e na estética

Inúmeras dúvidas giram em torno do chocolate há anos. Será que engorda? Causa acne (cravos e espinhas)?... Essas são as principais perguntas em relação a esse alimento.
Pesquisas comprovam que o chocolate é um alimento nutritivo e saudável. Ele é composto por proteínas, gorduras, cálcio, magnésio e quase todas as vitaminas do Complexo B.
Ao contrário do que muita gente pensa o chocolate e a acne não têm relação direta. Segundo a nutróloga Concita Pedrinha [ver a próxima foto], a acne é causada por um distúrbio hormonal que varia de pessoa para pessoa e que também, tem tudo a ver com a pele oleosa, portanto pessoas que estão em tratamento de cravos e espinhas devem se abster de alimentos gordurosos, inclusive chocolate. “Se alguém não tem tendências em ter acnes, essa pessoa vai comer chocolate, ela vai comer gorduras, e não vai ter acnes”, afirma a nutróloga.
Outra crendice em volta do chocolate é saber se ele engorda ou não. Essa resposta é simples, depende do tipo de chocolate que você consome e a quantidade ingerida. O recomendável são, no máximo, 50 g de chocolate por dia.
Existem muitos doces de chocolate, como bombons, ovos de Páscoa, confeito, etc., que não são saudáveis. Muitos deles têm uma quantidade mínima de amêndoa de cacau, que nada mais é do que o chocolate propriamente dito, o que contém demais é leite, gordura hidrogenada e manteiga de cacau (substância saturada do cacau que não contém proteínas e vitaminas). Por isso, se você ingerir esse tipo de doce, e em grande quantidade, ocorrerá aumento de peso e trará riscos a sua saúde.
Algumas pessoas podem se perguntar o porquê se sente bem e feliz ao comer chocolate. Isso acontece porque o chocolate é rico em tiamina (vitamina B1), substância responsável por criar esta sensação de bem estar e felicidade. “Daí os nervosos e os chocolátras sentirem essa necessidade de comer chocolate, para terem essa sensação de relaxamento”, diz Concita.
Os últimos estudos vieram inocentar o chocolate de diversas culpas, antes dadas a ele, e apresentar os benefícios que ele traz a saúde humana. Num desses estudos, foi comprovado a existência dos bioflavonóides, uma substância antioxidante que tem ação antiinflamatória e rejuvenescedora da pele, os bioflavonóides retiram as inflamações das paredes internas das artérias. Um outro estudo, realizado pela Universidade Dirk Taubertdell de Colonia, na Alemanha, revelou que o chocolate auxilia no tratamento da hipertensão.
Mas atenção! É considerado saudável o chocolate meio amargo (preto), proveniente do cacau.
DOIS SUPER ANTIOXIDADES JUNTOS

Tornou-se comum adicionar chocolate em drink’s, mas será que essa mistura em bebidas alcoólicas faz bem?
Dependendo da bebida, pode-se dizer que sim.
O vinho, proveniente da uva, traz benefícios muito bons à saúde, se for consumido moderadamente, assim como o chocolate. O vinho também contém bioflavonóides e por isto ele evita o infarto. “Os franceses consomem muito vinho. Daí o índice de ataques cardíacos na França é muito próximo de zero”, diz a nutróloga [ver foto].


O USO DO CHOCOLATE EM TRATAMENTOS ESTÉTICOS

Assim como é bom para a saúde do corpo, o chocolate também traz benefícios à parte externa do nosso corpo, a nossa estética – a saúde da pele.
Ele é utilizado em limpeza de pele e banhos corporal [Na foto ao lado luvas de limpeza; na foto abaixo máscara de chocolate. Ambos a base de chocolate], é decodificador para a pele poder assimilar seus nutrientes.
O chocolate utilizado para a produção desses cosméticos é chocolate meio amargo, pois como já vimos o chocolate branco não é bom para a saúde e nem para a beleza estética humana.
Segundo a esteticista, Andreza Dutra [ver a próxima foto], o tratamento a base de chocolate pode ser utilizado em casa; os produtos são recomendáveis com algumas restrições. “Como o chocolate é gorduroso, o tratamento não pode ser feito em pessoas com a pele oleosa ou que contenham acnes”, diz a esteticista.
Por ter um cheiro agradável o chocolate estimula o hormônio do prazer. A Andreza ressalta que o tratamento a base de chocolate tonifica e rejuvenesce a pele, porém não elimina rugas.
E para um melhor resultado da beleza corporal existe produtos que tem chocolate associado a cupuaçu e Chá Verde, causando assim um tratamento mais nutritivo e hidratante a pele.
Produção: Denilson A. Barroso
Reportagem: Thayana Miranda
Imangem 1: cybercook.uol.com.br
Fotos: Wanessa Câmara / Thayana Miranda
Edição: Catiane V. Silva
Agradecimentos / Merchandising:
*Roca Saúde e Beleza
Rua Ferreira Cantão Nº 421.
Tel: 32129816 / 3222-6764
*Dra. Concita Pedrinha - Nutróloga
Rua Ferreira Cantão Nº 454 - Centro Médico Carlos Costa
Tel: 3241-3142

5 comentários:

André França disse...

Matéria bem legal e eu adoro chocolate....
E o mais engraçado é que estou vendo, neste momento, uma matéria sobre chocolates em salão de beleza uhauhuahua

A modelo da foto é a Wanessa não é? Beijos e parabéns pra vocês

Equipe Estação Saúde. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Equipe Estação Saúde. disse...

É ela mesmo! Ela fica encabulada quando vê essa foto no Blog.

Sabrine Main disse...

Dra. Concita, é Sabrine da Europa (França) estou tentanto entrar em contato com voçê e não estou conseguindo o numero 30810360 não funciona quando ligo. Meu e-mail é sabrine.main@hotmail.fr e meu tel. é 003133637102959 vamos tentar entrar em contato é hurgente, espero sua resposta.

João disse...

o material é bom, só acho que precisam revisar melhor seus textos para perceber pequenos problemas de concordância.