sábado, 3 de novembro de 2007

Cuidado com o leite!

A questão do leite adulterado, fato acontecido em Minas Gerais, traz aos brasileiros a preocupação de saber se o que os alimenta é saudável ou não e ainda levanta a questão: Afinal de contas, o que estamos consumindo? Certamente, a máxima popular “levar gato por lebre” nunca foi tão bem aplicada em nosso cotidiano.

A Policia Federal prendeu, em Minas Gerais, donos de cooperativas acusados de adulterar leite longa vida, eles adicionavam produtos químicos ao leite para aumentar o prazo de durabilidade e aumentar o volume do produto. A repercussão do fato, preocupa a todos o brasileiros para saber os riscos da ingestão do leite contaminado e saber quais as marcas que batizavam o alimento.

Crime contra a saúde pública
Em 22 de outubro a Polícia Federal, de Belo Horizonte, realizou, em Passos e Uberaba, a Operação Ouro Branco que teve por objetivo combater os crimes cometidos por cooperativas suspeitas de adulterar leite de longa vida integral. A Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Coopervale) e a Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil) foram denunciadas por ex-funcionários e por outras cooperativas.
De acordo com a PF, as substâncias acrescentadas, ou com dosagem maior que a permitida pela lei, teriam a finalidade de aumentar a quantidade do leite e seu prazo de validade, mas, segundo o Ministério da Agricultura, estas alterações tornam o alimento impróprio para o consumo humano.
O “batizado
Tanto a Coopervale quanto a Casmil acrescentavam soda caustica (NaOH) ao leite. No caso da Casmil, a situação é ainda mais grave, pois ainda adicionava peróxido de hidrogênio (H2O2), popularmente chamado de água oxigenada. Em ambas, a quantidade de soro também estava acima do recomendado.
Os riscos
A ingestão destas substâncias pode provocar dores no estômago e, dependendo da concentração, pode-se chegar a morte.
Vale lembrar que o leite, por ser um alimento gosrduroso, não é recomendado para pessoas com gastrite e/ou úlcera, no entanto o consumo do leite adulterado por essas pessoas agrava ainda mais o problema estomacal

Os benefícios do leite
O leite é um composto nutritivo líquido, produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos para a alimentação dos filhotes. É formado por água, cálcio, proteínas, vitaminas (A, B, D3 e E), uma proteína principal, a caseína, uma gordura específica, a butirina e um açúcar também específico, a lactose.
Importante: “O leite possui um ácido graxo insaturado (ácido linoleico conjugado) o qual tem se demonstrado como inibidor de vários tipos de câncer em provas realizadas com ratos, e também tem eliminado câncer de pele humana em estudos in vitro.”
No caso do leite materno, contém anticorpos que protegem o bebê.
Os impactos na economia
Por enquanto, três empresas que revendiam o leite das cooperativas estão proibidas de comercializar o leite, dentre elas ressaltamos a Parmalat devido seu o mercado estar em nível nacional.
A partir de agora, de acordo com a Associação Brasileira de Leite Longa Vida, o produto deverá ter selo de qualidade e a Associação afirma, ainda, que desde que surgiu os escândalo da fraude do leite, a venda de leite em caixa caiu 10% em todo território nacional.
Por Denilson D'Almeida
Estação Saúde

2 comentários:

Anônimo disse...

Gente, como eu fico orgulhosa de vocês! O blog está muito bom, super bem feitinho e a iniciativa é ótima! Ah, e eu adorei o nome do blog! :)

Saudades,

Profa. Helaine Martins

Equipe Estação Saúde. disse...

Prof., É uma honra receber esse comentário seu.
Devemos parte disso a senhora, afinal foste a nossa mestre também!

Abração