terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Os benefícios do vinho para a saúde humana

Quem não aprecia um bom vinho? Na hora de um jantar romântico, antes ou depois das refeições, ele é sempre uma boa pedida e para quem não sabe o vinho tinto é um grande aliado para o funcionamento do metabolismo humano.
O Segredo de tais benefícios está em sua matéria-prima, a uva. Na casca deste fruto são encontrados os polifenóis, este são responsáveis por alguns benefícios que o vinho traz a saúde humana. Além disso, ele contém bioflavonóides, uma substância de ação antiflamatória que retira a inflamação das paredes arteriais.
Conheça alguns benefícios do vinho tinto:
  • Estresse e depressão: Trabalhando corpo e mente, o vinho é bom para quem tem problemas de nervo - um cálice de vinho após uma refeição proporciona sensação de bem estar e relaxamento;
  • Colesterol: O vinho diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL), evitando diversas doenças cardiovasculares;
  • Diabetes: O vinho melhora o controle glicêmico;
  • Coração: Evita o infarto do miocárdio;
  • Metabolismo Humano: O vinho ajuda o funcionamento dos aparelhos digestório, urinário e respiratório, e também faz bem ao esqueleto.
Curiosidade: Os estudos a cerca do vinho, tiveram início na França.De acordo com a Nutróloga Concita Pedrinha, o índice de problemas cardíacos, entre os franceses, é muito próximo de zero. Isto se deve ao fato da bebida fazer parte da dieta dos franceses. "A cada 10 franceses, 9 bebem vinho e a única que diz não beber está mentindo", diz a nutróloga.

Cuidados: Nem tudo o que reluz é ouro, o vinho bebido sem moderação pode gerar sérios problemas ao fígado e trazer problemas de alcoolismo. A dose recomendada é de 120 ml (1 cálice) para as mulheres e de 240 ml (2 cálices) para os homens, por dia.

Importante! Atletas e frequentadores de academia, fiquem atentos. O vinho atrasa o processo de desenvolvimento da massa muscular.


Produção: Wanessa Câmara

Reportagem: Denilson D'Almeida

Edição: Thamires Nascimento.

Nenhum comentário: